Área de Delegados
NOTÍCIAS

Boletim G20 Ed.151 - G20 destaca: proteção de dados é chave para segurança digital

Estratégias para garantir um uso seguro da internet, com especial atenção à proteção de dados, foram o centro do debate em mais um dia de reunião do Grupo de Trabalho sobre Economia Digital do G20 em São Luís, no Maranhão. A reunião, liderada pelo Ministério das Comunicações na capital maranhense, encerra nesta quinta-feira (13). Ouça a reportagem e saiba mais.

12/06/2024 20:05

Repórter: O direito à privacidade e a proteção de dados estiveram na pauta em mais um dia de reunião do Grupo de Trabalho que trata de Economia Digital no G20. Reunidos em São Luís, no Maranhão, representantes dos países do maior fórum de cooperação internacional trataram sobre estratégias para que a população global possa fazer uso seguro da internet, enfatizando a necessidade de combater a desinformação e garantir a proteção digital.  

Arthur Pereira Sabbat, diretor na Autoridade Nacional de Proteção de Dados, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo brasileiro, diz que o Brasil tem feito grandes progressos. Ele cita que a proteção de dados pessoais é um tema comum a todos os grupos de trabalho.

Arthur Pereira Sabbat: A nossa ideia, ao final, é promover um debate rico, construtivo, que possa colaborar com a elaboração de políticas públicas eficazes na área da economia digital e da inclusão digital ao redor do globo.

Repórter: A participação multisetorial foi uma característica marcante do seminário desta quarta-feira (12). A diversidade incluiu os grupos de engajamento do próprio G20. A inclusão de diversos setores garante uma compreensão mais ampla e inclusiva sobre proteção de dados.

João Brant, secretário de Políticas Digitais do governo, diz que o Brasil tem se empenhado em combinar ações de curto e médio prazo, incluindo medidas de transparência sobre políticas governamentais e combate à desinformação.

João Brant: Essa reunião presencial aqui do G20, do grupo de Economia Digital, vai avançar na negociação do texto que vai sair sobre a integridade da informação, ou seja, sobre quais medidas os países devem adotar para fazer o enfrentamento à desinformação e ao discurso de ódio. O que é a integridade da informação? É o direito da sociedade em receber informações confiáveis, consistentes. E é esse direito que precisa ser garantido, e os países do G20 estão discutindo aqui os melhores caminhos para isso. 

Repórter: O Grupo de Trabalho de Economia Digital é liderado pelo Ministério das Comunicações. A programação do G20 em São Luís encerra na tarde desta quinta-feira (13).

Outras notícias

ECONOMIA DIGITAL

Propostas do G20 buscam avançar na proteção de dados digitais

12 de junho de 2024
No segundo dia da reunião do Grupo de Trabalho sobre Economia Digital do G20, em São Luís, Maranhão, foram discutidas estratégias para um uso seguro da internet, com ênfase na proteção de dados. O seminário apontou a necessidade de colaboração multissetorial e fortalecimento da educação em consumo de mídia.
Leia maissobrePropostas do G20 buscam avançar na proteção de dados digitais