Área de Delegados
NOTÍCIAS

Boletim G20 Ed. 214 - G20 avança em direção a consenso sobre governo digital e integridade da informação

O avanço tecnológico tem transformado a governança, trazendo novas possibilidades e desafios. Governo digital e integridade da informação, essenciais para democracias e confiança pública, estão em pauta na reunião de Economia Digital, em Maceió. Temas como inclusão digital, IA, transparência e combate à desinformação também são centrais nas discussões. Ouça a reportagem e saiba mais.

10/09/2024 19:56

Repórter: Governo digital e integridade da informação são dois eixos prioritários da presidência brasileira do G20 que estão em debate na reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital em Maceió. Os especialistas que participam da reunião de Economia Digital afirmam que países que adotam ferramentas digitais podem reduzir o tempo e o custo das operações burocráticas em até 75%, além de aumentar a transparência. 

Luana Roncaratti, secretária-adjunta de governo digital no Ministério da Gestão e Inovação e Serviços Públicos (MGI), destaca a importância do governo digital e das infraestruturas públicas digitais como prioridades nas discussões do grupo de Economia Digital. 

Luana Roncaratti: Justamente a nossa experiência com o GovBr, com governo digital no Brasil, foi o que nos influenciou para definir essa prioridade, para trazer esse debate da relevância do uso de tecnologia e da transformação do Estado como um todo, justamente para impulsionar também a economia digital. Então está bastante associado, a gente comenta, a gente faz referência, os países conhecem as nossas experiências também, mas aqui a gente está muito mais buscando consensos e acordos mais gerais para todos os países.

Repórter: Além do governo digital, a integridade da informação é outro tema central debatido em Maceió. Quase 70% da população global tem acesso à internet, o que facilita a disseminação rápida de informações, verdadeiras ou falsas. O Brasil lidera esforços para desenvolver políticas de regulamentação das plataformas digitais e impedir a propagação de desinformação. Conforme João Brant, secretário de Políticas Digitais do governo federal brasileiro, pela primeira vez, o grupo de trabalho do G20 deve aprovar uma declaração que menciona a integridade da informação, destacando a criação de um ecossistema de informações que ofereça dados confiáveis e consistentes aos cidadãos. 

João Brant: O que a gente entende como integridade da informação? Justamente a necessidade de a sociedade ter um sistema informacional que ofereça informações confiáveis para o seu cidadão. Existem informações íntegras, bem apuradas, existe a prática do jornalismo profissional, existem medidas de regulação que podem ser tomadas para atenuar os problemas que a gente tem nas plataformas digitais, ou seja, ninguém quer que as pessoas deixem de acessar as plataformas, para ter liberdade de expressão nas plataformas digitais. Mas a gente quer que não tenha discurso de ódio, a gente quer que as plataformas cuidem mais para não ter tanta desinformação. 

Repórter: Nesta quarta-feira (11) o Grupo de Trabalho de Economia Digital encerra seu trabalho com a entrega do documento que vai embasar a declaração ministerial, que será apresentada na sexta-feira (13). Neste dia, ministros e representantes de alto escalão dos países do G20 estarão em Maceió para a reunião ministerial de Economia Digital.

Outras notícias

ECONOMIA DIGITAL

G20 avança em direção a consenso sobre governo digital e integridade da informação

10 de setembro de 2024
O avanço tecnológico tem transformado a governança, trazendo novas possibilidades e desafios. Governo digital e integridade da informação, essenciais para democracias e confiança pública, estão em pauta na reunião de Economia Digital, em Maceió. Temas como inclusão digital, IA, transparência e combate à desinformação também são centrais nas discussões.
Leia maissobreG20 avança em direção a consenso sobre governo digital e integridade da informação