Área de Delegados
NOTÍCIAS

Boletim G20 Ed. 267 - G20 Social lança um grito global por inclusão, democracia e reformas na governança

A Declaração do Rio de Janeiro, resultado do G20 Social, reforça o apelo de movimentos sociais por justiça global, combate à fome e mudanças do clima, e reforma urgente na governança internacional. O evento encerra neste sábado, antecedendo a reunião de líderes na próxima semana. Ouça a reportagem e saiba mais.

16/11/2024 14:34 - Modificado há 5 meses
Reportagem: Leandro Molina

Repórter: A cerimônia de encerramento do G20 Social foi marcada pela apresentação da Declaração do Rio de Janeiro, um documento elaborado em colaboração com movimentos sociais de todo o mundo. O evento, realizado paralelamente às atividades do G20, destacou a urgência de reformar a governança global para enfrentar desafios contemporâneos, como mudanças do clima, desigualdades sociais e crises geopolíticas.  

Mazé Morais, representante da sociedade civil, leu a Declaração, enfatizando que o documento foi resultado de um processo participativo que buscou amplificar as vozes frequentemente ignoradas nas decisões globais. O texto enfatiza três pilares centrais: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; enfrentamento das mudanças do clima e transição justa; e reforma da governança global. O documento final conclui com um apelo aos líderes do G20, conforme expressou Mazé Morais.

Mazé Morais: É hora de assumirmos a responsabilidade de liderar uma transformação que seja efetivamente profunda e duradoura. Este é o momento de agir com determinação e solidariedade. Com vontade política e institucionalização, como instâncias como a Cúpula Social do G20, podemos, assim, construir uma agenda coletiva que honre o compromisso com a justiça e com a paz global.

Repórter: Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, enalteceu o papel do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva na inclusão dos movimentos sociais no centro do debate global. 

Márcio Macêdo: Isso aqui foi um momento muito significativo, e ele foi possível por causa da sensibilidade e determinação política do presidente Lula. Só um presidente com a característica do Lula é capaz de colocar na agenda da discussão mundial, no centro, os movimentos sociais e o povo. E só foi possível a gente estar aqui porque tem um movimento organizado no nosso país, com cultura, com força, com determinação e com compromisso com a nossa pátria e com o nosso povo. 

Repórter: O G20 Social no Rio de Janeiro contou com cerca de 50 mil participantes em três dias de evento, com 271 atividades autogestionadas que debateram 300 temas. O evento, que reflete o ineditismo e a ampliação das vozes cidadãs, terá continuidade na África do Sul, próximo país a sediar o G20. Leia a Declaração completa aqui.

Outras notícias

DECLARAÇÃO DO RIO

G20 Social lança um grito global por inclusão, democracia e reformas na governança

16 de novembro de 2024
A Declaração do Rio de Janeiro, resultado do G20 Social, reforça o apelo de movimentos sociais por justiça global. Documento foi entregue ao presidente Lula em cerimônia de encerramento com movimentos populares de todo o mundo
Leia maissobreG20 Social lança um grito global por inclusão, democracia e reformas na governança