Família Schurmann recebe jovens repórteres do G20
Alunos do Ciep 218 Ministro Hermes Lima Intercultural Brasil-Turquia, de Duque de Caxias, tiveram uma aula especial a bordo do veleiro Vitória Régia

Um dia muito especial, para ficar marcado na memória de jovens estudantes da Baixada Fluminense, bairro da cidade do Rio de Janeiro. No domingo (17), um grupo de alunos e de jovens repórteres do Ciep 218 Ministro Hermes Lima Intercultural Brasil-Turquia, da rede estadual de educação, puderam conhecer um pouco mais e conversar sobre nosso planeta com a família Schurmann. Foi uma aula especial na prática, em uma formidável troca de conhecimentos.
A família Schurmann, composta por Vilfredo Schurmann e Heloísa Schurmann, e seus filhos Pierre Schurmann, David Schurmann, Wilhelm Schurmann e a caçula Kat Schurmann, vem escrevendo, há quase 30 anos, uma história de como sonhos podem tornar-se realidade se houver vontade, coragem e planejamento. Neste ano, eles “desembarcaram” no G20 Brasil, com uma missão: garantir que as políticas globais vejam o oceano como parte central das soluções climáticas.
Primeiros brasileiros a dar a volta ao mundo de veleiro, os Schurmanns já cruzaram os 3 oceanos e 7 continentes do planeta. E o G20 convidou a família de aventureiros e seu projeto 'A Voz dos Oceanos' para ancorar sua embarcação no Rio de Janeiro, no período da Cúpula do G20 Social, para promoção de visitas de conscientização sobre a necessidade de preservação dos ambientes marinhos.
“ A primeira vez que estive em um barco foi amor à primeira vista. Quando se tem um sonho, deve-se colocar uma data para realizá-lo. Foi com muito esforço, suor e resistência que hoje vivemos dos nossos sonhos. A situação é alarmante, mas existe sim uma perspectiva boa para o futuro. Acreditamos no ser humano e estamos, com a Voz dos Oceanos, tentando trazer algo diferente para o futuro do planeta. Todo o dia a gente aprende um pouquinho. Depois da tempestade tudo volta ao normal, e é ali que a gente adquire conhecimentos”, disse Vilfredo Schurmann, enfatizando o papel de cada um para a preservação do mundo.
A Voz dos Oceanos

A Voz dos Oceanos é um movimento mundial de combate à poluição plástica. Os Schurmanns e sua tripulação iniciaram esta ação em agosto de 2021, para uma jornada mundial de conscientização ambiental. Eles buscam soluções inovadoras para que todos e todas embarquem em ações de transformação. A iniciativa faz parte dessa parceria em prol da conservação ambiental e sustentabilidade da vida humana. São mensagens de comunidades caiçaras, indígenas, ambientalistas, estudantes, educadores e representantes da sociedade civil que, a cada parada, se unem no grande – e coletivo – pergaminho “Ecoando Vozes” para ser entregue a autoridades do G20.
- É uma felicidade imensa em receber jovens em nosso barco. Com eles eu aprendo coisas que não aprendi em anos de estudos e experiências. Tais projetos e iniciativas como essas são o que trazem a esperança de um mundo mais sustentável e menos poluído – continua Vilfredo.
Margô e a Equipe Güneş
A experiência foi ainda mais especial para os representantes do Ciep . A escola desenvolveu o conceito e produziu o barco 'Margô', inovador, movido a energia solar. Com ele, a equipe ‘Güneş’ (sol em turco), formada por alunos da unidade, tem se destacado em diversas competições. A iniciativa tem o objetivo de incentivar jovens talentos e incorporar o conceito de sustentabilidade no aprendizado dos alunos.
- Participar de um projeto assim, sem dúvidas, é uma experiência mágica. O aprendizado e experiência que recebo toda vez que vivencio algo novo por conta desse projeto é maravilhoso - comentou a estudante Julia Siqueira, aluna no colégio intercultural.
O Projeto Jovem Repórter G20 tem proporcionado muitas vivências aos estudantes das escolas interculturais da rede estadual de ensino. Momentos inesquecíveis que marcaram a história de cada um destes jovens, ajudando no projeto de vida e no futuro de cada um deles.
Por Victor Hugo Guerra Nascimento, Jovem Repórter G20 e também membro da equipe ‘Güneş’ e aluno da segunda série do Ensino Médio da unidade da Baixada Fluminense, em uma parceria de conteúdos da Comunicação do G20 Brasil