Área de Delegados
KIDS 20

Imprensa Jovem, da prefeitura de São Paulo, participa de coletivas de imprensa com ministros na cobertura das Cúpulas do G20 Social e da Cúpula dos Líderes

Os estudantes participaram da coletiva de imprensa com o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, no dia 15 de novembro de 2024.

29/11/2024 17:24 - Modificado há 4 meses
Ministro Márcio Macêdo em coletiva de imprensa no G20 Social. Foto: Vinícius Ribeiro/Imprensa Jovem
Ministro Márcio Macêdo em coletiva de imprensa no G20 Social. Foto: Vinícius Ribeiro/Imprensa Jovem

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, em coletiva de imprensa do G20 Social, apontou a relevância de ouvir todos os membros da sociedade para a construção das pautas do G20 a serem apresentadas aos chefes de Estado na cúpula do G20.

Além disso, falou sobre a apresentação das propostas dos jovens no G20 Social para a cúpula. Essas propostas podem compor os cadernos de anexos dos documentos do G20. Macêdo enfatizou a importância de que esse debate ocorra em todas as camadas da sociedade e que se estimule que as crianças e adolescentes deem suas opiniões sobre os assuntos que precisam ser discutidos por eles e com eles para mudanças reais em suas vidas cotidianas.

Coletiva de Imprensa com Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

Paulo Teixeira e Vinícius Ribeiro em coletiva de imprensa no G20 Brasil no Rio de Janeiro. Foto: Danielle Ramos
Paulo Teixeira e Vinícius Ribeiro em coletiva de imprensa no G20 Brasil no Rio de Janeiro. Foto: Danielle Ramos

Os repórteres da Imprensa Jovem, da Prefeitura de São Paulo, participaram da coletiva de imprensa com o ministro Paulo Teixeira, para falar sobre as questões da Agricultura Familiar pontuadas no G20.

O ministro falou sobre a importância de projetos como a Horta Escolar para o desenvolvimento da agroecologia e o vínculo das atividades com as hortas urbanas, que acontecem também nas escolas e nas periferias. “Estamos prestes a fazer um acordo com o ministro das Cidades para que todo o programa do Minha Casa Minha Vida tenha uma horta”, lembrou o ministro. As hortas são fundamentais para o processo de recuperação da tradição da alimentação cultural do povo brasileiro e podem ser usadas para fazer uma busca ativa das pessoas que estão passando por insegurança alimentar.

Além disso, Paulo Teixeira ressaltou a relevância dos projetos de horta na construção e na formação de uma economia solidária. “Eu conheci uma horta urbana em São Paulo, chamada GAU, que acabaram fazendo uma pequena cooperativa que fornece Breakfast, esses lanches empresariais”, conta o ministro da Agricultura Familiar. Isso mostra que o projeto vai muito além de simples hortas, que podem movimentar a economia e auxiliar na formação de profissionais de algumas áreas, como gastronomia, e que o ministério da Educação tem o projeto de implementação de um programa de Hortas Escolares.

Coletiva de imprensa do ministro Wellington Dias

 O ministro Wellington Dias em coletiva de imprensa no G20 Brasil no Rio de Janeiro. Foto: Imprensa Teen Azanha
O ministro Wellington Dias em coletiva de imprensa no G20 Brasil no Rio de Janeiro. Foto: Imprensa Teen Azanha

No dia 18 de novembro de 2024, os estudantes do Imprensa Teen Azanha participaram da coletiva de imprensa do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, durante a Cúpula dos Líderes.

O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, reafirmou em seu discurso aos jornalistas na Cúpula do G20 Social que o foco do evento é o cumprimento dos objetivos 1 e 2 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): a erradicação da pobreza, fome zero e economia sustentável. 

Com a abertura da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que visa a acabar com a fome no mundo, o ministro destacou que o G20 Social foi um grande marco e um comitê de segurança alimentar social foi criado, o qual terá sede em alguns locais do mundo, como em Roma. 

O ministro ressaltou que “nenhum passo para trás” será dado no governo em relação à erradicação da fome e da pobreza no país até 2026. Ao ser questionado sobre um plano de parceria com ONGs e o setor privado no combate à fome, falou sobre a importância do G20 social, que trouxe uma integração das entidades de diversas camadas da sociedade. Além disso, Wellington Dias afirmou que o governo ampliará as parcerias na produção de alimentos, acesso aos alimentos, conectados com a educação e a saúde. 

Por Vinícius Ribeiro, estudante do nono ano e integrante do Imprensa Teen Azanha com a supervisão das professoras Erika Monfardini e Danielle Ramos.

Veja também

Carregando