Área de Delegados
COLLABS

Imprensa Jovem de São Paulo participa da cobertura do G20 Brasil no Rio de Janeiro

Os estudantes Bianca Fernandes e Vinícius Ribeiro, da Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Paulo José Mário Pires Azanha, participaram do G20 Social, da Cúpula do 20 Brasil e tiveram a oportunidade de atuar como repórteres.

29/11/2024 15:44 - Modificado há 4 meses
Na cobertura do Vivo Rio, Bianca Fernandes (estudante) e Vinícius Ribeiro (estudantes). Foto: Danielle Ramos - Educadora
Na cobertura do Vivo Rio, Bianca Fernandes (estudante) e Vinícius Ribeiro (estudantes). Foto: Danielle Ramos - Educadora

O programa Imprensa Jovem, da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a EDUCOM ( Programa Educomunicação e Cidadania Comunicativa) fez a cobertura de diversos eventos relacionados à Cúpula do G20 Brasil. Os estudantes, sob a orientação da professora Erika Monfardini, estiveram presentes na Cúpula do G20, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, no mês de fevereiro deste ano, além de participarem da cobertura noticiosa do B20 (Businnes 20), ocorrido em outubro. 

Dando continuidade ao projeto, os estudantes Bianca e Vinicius, com as professoras Erika Monfardini e Danielle Ramos, foram credenciados para participar da imprensa oficial da Cúpula do G20, que ocorreu entre os dias 17 à 19 de novembro, no Vivo Rio, ao lado do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

A experiência começou no domingo (16 de novembro) quando, no ponto de encontro (FGV – Botafogo), eles aguardaram com jornalistas do mundo todo a pré-cobertura do G20, para conhecer o espaço e participar da coletiva de imprensa com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

Mudança de vida com a experiência 

Estudantes e professoras no Centro de Mídias para Jornalistas no Vivo Rio. Foto: Imprensa Teen Azanha
Estudantes e professoras no Centro de Mídias para Jornalistas no Vivo Rio. Foto: Imprensa Teen Azanha

Os estudantes participaram das coletivas de imprensa com ministros, com o secretário-geral da ONU, António Guterres, fazendo perguntas e analisando como funciona uma coletiva. Além disso, fizeram entrevistas com jornalistas renomados brasileiros e conversaram também com um jornalista angolano.

Observar os bastidores da imprensa, como os jornalistas se preparam para entrar ao vivo nas coberturas, a distribuição das informações, a correria para não perder nenhum furo de reportagem, foi um divisor de águas na vida dos estudantes. 

Segundo Bianca, “foi uma experiência maravilhosa participar do G20. Eu me senti como uma repórter profissional, no meio de tantos jornalistas de diversos lugares do mundo. Durante o evento, eu tive a sensação de que o mundo pode, sim, ser um lugar melhor para todos nós, se estivermos unidos e se cada um fizer sua parte para termos um planeta mais saudável e sustentável. Antes, eu não tinha certeza se gostaria de seguir a carreira jornalística, mas, após cobrir o G20, ficou claro para mim que quero ser jornalista no futuro!”

Para Vinícius, “mais do que uma realização profissional, um sonho realizado: representar milhões de estudantes de escolas públicas em um evento mundial, além de estar junto à imprensa e grande jornalistas do mundo todo acompanhando as reuniões da Cúpula do G20, mostrando enorme potencial que os jovens e estudantes têm, me incentivando e entregando uma perspectiva de futuro de poder me tornar um grande jornalista. O meu muito obrigado a todos que fizeram com que isso fosse possível! E não se esqueçam, o estudo transforma!”

Entrevista com Carlos Alberto Junior

Por Vinícius Ribeiro, estudante do nono ano e integrante do Imprensa Teen Azanha com a supervisão das professoras Erika Monfardini e Danielle Ramos.

Veja também

Carregando