Área de Delegados
COMUNICAÇÃo COLABORATIVA

Jovens Repórteres da SEEDUC-RJ participam da Cúpula do G20

Estudantes da rede estadual de Ensino estiveram presentes e fizeram a cobertura jornalística do evento

26/11/2024 18:38 - Modificado há 4 meses
As alunas Júlia Souza e Manuella Lanes, do Ciep 413 Adão Pereira Nunes Intercultural Brasil-México, em São Gonçalo, chegam para a cobertura da Cúpula de Chefes de Estado do G20. Fotos: Ana Cabral - Seeduc-RJ
As alunas Júlia Souza e Manuella Lanes, do Ciep 413 Adão Pereira Nunes Intercultural Brasil-México, em São Gonçalo, chegam para a cobertura da Cúpula de Chefes de Estado do G20. Fotos: Ana Cabral - Seeduc-RJ

Após serem orientados por especialistas na área jornalística, os Jovens Repórteres estiveram presentes na Reunião de Cúpula do G20, o evento mais importante e aguardado do ano, que aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.

O G20 (Grupo dos Vinte) é o principal fórum para cooperação econômica internacional, desempenhando um papel essencial na formação e fortalecimento da arquitetura e governança globais em todas as principais questões econômicas internacionais. Os membros do G20 representam cerca de 85% do PIB (Produto Interno Bruto) Global, 75% do comércio mundial e cerca de 2/3 da população do planeta.

Juntamente ao Brasil, que ocupa a presidência do grupo até novembro de 2024, fazem parte do G20 Índia, África do Sul, Argentina, Alemanha, Austrália, Canadá, China, França, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos da América, União Africana (que participou pela primeira vez neste ano) e União Europeia. A cúpula é o momento final em que os chefes de Estado aprovam os textos negociados e apontam caminhos para solucionar os desafios globais debatidos durante o ano.

Legado para o futuro

As estudantes da rede estadual de ensino acompanham todos os detalhes do evento.
As estudantes da rede estadual de ensino acompanham todos os detalhes do evento.

As alunas Júlia Souza e Manuella Lanes, da Escola Intercultural Brasil-México de São Gonçalo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, entrevistaram assistentes e porta-vozes de diferentes países presentes na cúpula.

“Estar aqui é muita responsabilidade, mas eu acho que é uma grande oportunidade para nós, como estudantes de escola pública, estarmos aqui hoje”, destacou a jovem repórter, Júlia Souza.

Para José Leonardo Teixeira, professor das alunas do colégio em São Gonçalo, a participação delas e dos demais jovens no G20 é uma experiência para a vida inteira. “ Vi o brilho nos olhos dos estudantes o quão importante é o ofício do jornalista”, declarou o professor orgulhoso do desempenho de suas alunas.

As repórteres participaram da cobertura da Cúpula ao lado de mais de 2.300 jornalistas, dos quais 1.500 são estrangeiros. Elas produziram material para publicação nos canais oficiais do governo e do G20, incluindo entrevistas com assessores estrangeiros, como foi o caso de Amanda Roberson, porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos. “Elas fizeram perguntas difíceis, e isso é bom, importante fazer essas perguntas, porque é só assim que a gente chega a ter uma conversa mais complexa e encontra soluções”, elogiou a porta-voz americana

Com o encerramento das atividades no Brasil, o próximo país a presidir será a África do Sul, que vai liderar o G20 no próximo ano.

Por Manuella Lanes Nobre Souza, Jovem Repórter e aluna do CIEP 413 Adão Pereira Nunes Intercultural Brasil-México, em uma parceria de conteúdos da Comunicação do G20 Brasil

Veja também

Carregando