Participantes do G20 Social embarcam no manifesto em defesa do oceano
Desde Santa Catarina, Família Schurmann e tripulação Voz dos Oceanos vem coletando mensagens da sociedade civil, reunidas em documento de 60 metros de comprimento que será entregue no O20 Summit.

Ancorada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a tripulação da Voz dos Oceanos, liderada pela Família Schurmann, prepara-se para concluir a etapa 2024 de sua expedição marítima pela costa brasileira. A escolha da Cidade Maravilhosa como destino final e a data de chegada não foram por acaso. Há mais de dois meses, a iniciativa vem navegando desde Florianópolis, coletando mensagens da sociedade civil em defesa do oceano e, assim, formando o manifesto coletivo “Ecoando Vozes”. No G20 Social, os participantes também vêm colaborando com a conclusão do documento de 60 metros de comprimento.
De Santa Catarina ao Rio de Janeiro, estudantes, ambientalistas, educadores, líderes e voluntários de projetos socioambientais, quilombolas, cientistas, povos originários e outros representantes da sociedade civil vêm registrando, no “Ecoando Vozes”, o que esperam dos líderes do G20 em relação ao oceano, ao meio ambiente, ao Planeta Água. “Reunimos a manifestação de crianças a adultos de mais de 15 destinos nacionais. A diversidade da nossa sociedade embarcada na Voz dos Oceanos, que tem a missão de conscientizar e motivar a ação coletiva, levando consigo a esperança de que, com união e ação, podemos salvar nossos mares – e, com eles, nosso planeta”, diz David Schurmann, um dos líderes da Voz dos Oceanos.
“São vozes potentes e ativas capazes de motivar outras tantas vozes e, assim, impulsionar uma onda crescente (e necessária) capaz de reverter o cenário alarmante dos oceanos e do mundo assolado pelas mudanças climáticas”, completa Heloisa Schurmann, também líder da Voz dos Oceanos. Com o “Ecoando Vozes”, a iniciativa busca contribuir efetivamente com os objetivos do G20 Social, conectando o oceano com a Cúpula de Líderes a partir das manifestações espontâneas da sociedade civil. Neste sábado, 16, o documento estará finalizado e será colocado em uma arca de madeira. “Um tesouro que entregaremos pessoalmente à uma das autoridades presentes no O20 Summit, no Museu do Amanhã – nossa ‘casa temporária’ durante o G20 no Brasil”, conclui David.
Vale lembrar que a Voz dos Oceanos é parceira do Oceans20, grupo de engajamento do G20 Social, e, consequentemente, do G20 Brasil.
Por Alexandre Moreno, com fotos e Tatiana Aguiar - Matéria produzida pela equipe da Voz dos Oceanos, em uma parceria de conteúdos da Comunicação do G20 Brasil