Natal - RN
Informações básicas
- Prefeito: Álvaro Costa Dias
- População: 751.300 pessoas
- PIB per capita: R$ 26.972,28
- IDHM: 0,763
- Fonte: IBGE
Natal, capital do Rio Grande do Norte, estado da região Nordeste do País, também conhecida como Cidade do Sol, possui uma área territorial de 167,401 km². Quem nasce no estado do Rio Grande do Norte é potiguar, e quem nasce na cidade de Natal é natalense. A cidade, fundada em 1599, é muito procurada por suas belezas naturais e por seu patrimônio histórico e cultural. O turismo é a principal atividade econômica da cidade, destacando-se entre as capitais nordestinas com maior crescimento em termos percentuais na movimentação de turistas. Natal é uma das capitais que vai receber atividades do G20.

Apresentação
Tudo começou no século XVI, em 6 de janeiro de 1598, com a construção de uma fortaleza portuguesa, em forma de estrela, a Fortaleza dos Santos Reis — hoje chamada Forte dos Reis Magos. A 6,6 quilômetros da edificação, às margens do Rio Potengié, foi fundada, em 25 de dezembro de 1599, a cidade de Natal.
Em 1633, Natal foi invadida pelos holandeses, e recebeu provisoriamente o nome de Nova Amsterdã, em alusão à capital holandesa. Nessa época havia aproximadamente 30 casas na recém fundada cidade, a maioria delas cobertas com palha.
Em 1822, ano da independência do Brasil, Natal tinha em torno de 700 habitantes apenas, mas, na segunda metade do século XIX, o algodão, chamado “ouro branco”, incrementou a economia local e promoveu o desenvolvimento de Natal, principalmente do bairro da Ribeira, região às margens do rio Potengi, onde havia um pequeno porto.
Em 1912, foi elaborado um planejamento da cidade. As avenidas que atualmente homenageiam presidentes do Brasil, como Afonso Pena, Rodrigues Alves, Campos Sales, foram concebidas durante este período, num momento em que a cidade não tinha mais do que dois ou três veículos.
Um acontecimento que inaugurou uma nova fase em Natal foi a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, em 1942, ao lado dos Estados Unidos. A instalação de uma base americana na capital potiguar atraiu investimentos e um povoamento de 10 mil soldados americanos, aumentando em 20% a população local.
Natal, considerada a “capital mundial do buggy” — veículo automotor usado para terrenos como areia, é conhecida também por suas enormes dunas, suas belíssimas lagoas, por suas lindas praias, pelo Forte dos Reis Magos, que tem, ao sul, a autoestrada Via Costeira ligando 15 km de praias, e pelo maior cajueiro do mundo, que está em constante crescimento horizontal, que fica na praia de Pirangi, no município de Parnamirim, a 12 quilômetros da capital.
A cidade conta ainda com pontos turísticos como a Praia de Ponta Negra e o Morro do Careca, a Praia do Forte e o Forte dos Reis Magos, também conhecido como Fortaleza da Barra do Rio Grande, o Parque Estadual das Dunas de Natal, o passeio de buggy nas dunas de Genipabu, o Aquário Natal, que é o maior aquário de todo o Nordeste e atrai milhares de visitantes do mundo inteiro, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o Palácio Potengi, também chamado de Espaço Cultural Palácio Potengi ou Palácio da Cultura, entre outros.
Aeroporto
O Aeroporto Internacional de Natal, Governador Aluízio Alves, fica localizado no município de São Gonçalo do Amarante, no estado do Rio Grande do Norte, a 26 quilômetros do centro de Natal.
Sites
Governo do Estado do Rio Grande do Norte